top of page

Venda de casas dá salto de 19% - e preços têm maior subida em 2 anos



O número de transações de imóveis residenciais em Portugal aumentou 19% no último trimestre, registando a maior subida de preços dos últimos dois anos.


A redução dos juros no crédito habitação a par da isenção do IMT para jovens estão a incentivar a compra de casas em Portugal. É isso que mostram os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE): no verão de 2024 foram vendidas um total de 40.909 habitações, mais 19,4% face há um ano. E esta dinâmica deu ainda mais gás à subida dos preços das casas, tendo registado um aumento anual de 9,8%, o maior em dois anos.


“Entre julho e setembro de 2024, foram transacionadas 40.909 habitações, o que representa um aumento de 19,4% face a idêntico período do ano anterior (variação de 10,4% no 2º trimestre de 2024)”, revela o INE no boletim estatístico esta segunda-feira publicado (dia 23 de dezembro).  Esta maior venda de casas em Portugal também se traduziu na movimentação de mais capital no terceiro trimestre: um total de 9,1 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 28% relativamente ao mesmo período de 2023.


A grande maioria destas casas (86,7% do total) foram compradas por famílias, sendo esta “a percentagem mais elevada” desde o verão de 2022. E foram precisamente os compradores residentes em Portugal os principais responsáveis por este aumento do número de casas vendidas no país (93,5% do total), revelam os mesmos dados:


  • Compradores com domicílio fiscal no Território Nacional: compraram 38.254 casas, mais 21,4% face ao período homólogo.

  • Compradores residentes na União Europeia (UE): adquiriram 1.376 unidades, mais 2%;

  • Compradores residentes noutros países fora da UE: protagonizaram 1.279 transações de casas, menos 8,1% face há um ano.


Contas feitas, isto significa que houve menos venda de casas a estrangeiros no verão, tendo sido contabilizadas apenas 2.655 vendas, uma redução de 3,1% face ao mesmo período do ano anterior. O fim dos vistos gold para investimento imobiliário e do antigo regime de Residentes Não Habituais (RNH) poderá ajudar a explicar estes números.


Leia mais aqui !


Fonte: Idealista



Comentarios


bottom of page