Neste artigo, saiba um pouco mais sobre o sistema europeu de educação e formação.
Cada país da União Europeia é responsável pelo seu próprio sistema de ensino, sendo apoiados pela Comissão Europeia, que tem como principal responsabilidade promover a cooperação entre os estados membros (países) e o alinhamento e coerência entre as políticas de educação.
Além disso, a Comissão financia várias iniciativas que promovem a educação na Europa, que vão desde o reconhecimento das qualificações no estrangeiro à promoção de boas práticas.
Algumas das políticas utilizadas como norteadoras são:
Política Escolar
Com base em estudos nacionais, a Comissão Europeia acompanha a evolução escolar e os objetivos da UE em termos de competências para garantir que todos os alunos europeus recebem uma educação de qualidade.
Ensino Superior
A Comissão busca promover a mobilidade dos estudantes, desenvolver a cooperação internacional entre as universidades e assegurar o reconhecimento das qualificações académicas.
Basicamente o sistema europeu tem a seguinte estrutura,:
a educação pré-escolar e os cuidados para a infância disponibilizados em estruturas homologadas e publicamente subvencionadas, destinados a crianças desde a mais tenra idade;
os programas de ensino primário e secundário;
os programas de ensino pós-secundário não superior;
os programas do ensino superior.
Classificação Internacional Tipo da Educação (CITE 2011)
A estrutura do Sistema de Educação utilizada pelos países integrantes da Comunidade Européia utiliza a Classificação Internacional Tipo de Educação (CITE) por ser um instrumento adequado para a compilação de estatísticas sobre a educação a nível internacional. Duas variáveis de classificação cruzada integram este instrumento:
níveis de ensino e áreas de estudo com as dimensões complementares da orientação (geral/profissional/pré-profissional);
finalidade (educação ou mercado de trabalho).
A última versão, CITE 2011 distingue oito níveis de educação, considerando alguns critérios que ajudam a fazer a correspondência entre um programa de educação e um determinado nível de ensino.
Dependendo do nível e tipo de educação, o CITE considera também ser necessário estabelecer um sistema hierárquico de classificação entre os critérios principais e secundários (qualificação normal de acesso, critérios de admissão mínimos, idade mínima, qualificação do pessoal, etc.).
Veja abaixo, de forma resumida, os 8 níveis do CITE:
CITE 0: Educação pré-escolar
Os programas neste nível têm uma abordagem holística destinada a apoiar desde cedo o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança, e preparar as crianças para um ensino organizado fora do contexto familiar.
O nível CITE 0 refere-se a programas do pré-escolar que integram uma componente educativa intencional.
CITE 1: Ensino Primário
Concebidos para proporcionar aos alunos as competências essenciais de leitura, escrita e matemática e estabelecer bases sólidas para a aprendizagem e compreensão das áreas essenciais do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e social, de modo a prepará-los para o ensino secundário inferior.
O único requisito para aceder a este nível. é a idade do aluno, habitualmente entre os 5 e os 7 anos. Este nível tem uma duração média de 6 anos, podendo variar entre quatro e sete anos.
CITE 2: Ensino secundário inferior
Neste nível os programas são normalmente elaborados para dar continuidade à educação iniciada no nível 1. Os alunos ingressam no nível 2 entre os 10 e os 13 anos, sendo os 12 anos a idade mais comum.
CITE 3: Ensino secundário superior
Os programas deste nível são elaborados para completar o ensino secundário e preparar os alunos para ingressar no ensino superior, além de fornecer as competências relevantes para o ingresso no mercado de trabalho,
Os alunos ingressam no nível 3 entre os 14 e os 16 anos.
CITE 4: Ensino pós-secundário não superior
Este nível oferece atividades de aprendizagem que dão continuidade ao ensino secundário, preparando os alunos para o ingresso no mercado de trabalho ou no ensino superior.
Normalmente, os programas no nível 4, são concebidos para fornecer aos alunos que concluíram o ensino secundário, as qualificações não superiores necessárias para transitar para o ensino superior ou para ingressar no mercado de trabalho.
A conclusão de um programa de nível 3 é requisito obrigatório para ingressar num programa de nível 4.
CITE 5: Ensino superior de curta duração ou ciclo curto.
O objetivo principal neste nível, é o de transmitir aos estudantes conhecimentos, aptidões e competências profissionais.
Regra geral, têm uma base prática ou profissional específica e visam preparar os estudantes para o ingresso no mercado de trabalho.
Além disso, oferecem uma via de acesso a outros programas do ensino superior.
A admissão em programas de nível 5 exige a conclusão do nível 3 ou 4 que dê acesso direto ao ensino superior.
CITE 6: Licenciatura ou nível equivalente
Os programas neste nível visam dotar os estudantes de conhecimentos, aptidões e competências académicos e/ou profissionais de nível intermédio que levam a uma qualificação de primeiro nível ou equivalente.
O ingresso nestes programas exige a conclusão de um programa de nível 3 ou 4 com acesso direto ao ensino superior.
A admissão depende da escolha do curso e/ou das classificações obtidas nos níveis 3 e/ou 4. Além disso, pode ser exigido aos candidatos a realização de exames de acesso.
O ingresso ou transferência para o nível CITE 6 é possível após a conclusão do nível CITE 5.
CITE 7: Mestrado ou nível equivalente
Os programas deste nível são normalmente concebidos para dotar os estudantes de conhecimentos, aptidões e competências académicos e/ou profissionais de nível avançado conducentes a uma qualificação de segundo nível ou equivalente.
Geralmente teóricos, podem incluir componentes práticas e basear-se em trabalhos de investigação avançada e/ou nas melhores práticas profissionais.
São oferecidos em universidades e outras instituições de ensino superior.
O ingresso em programas do nível 7 que preparam o estudante para um segundo diploma ou um diploma mais avançado exige normalmente a conclusão de um programa de nível 6 ou 7 da CITE.
No caso de programas longos que preparam para uma licenciatura equivalente a um grau de mestrado, o ingresso exige a conclusão de um programa de nível CITE 3 ou 4 que dê acesso ao ensino superior.
O ingresso em tais programas pode depender da escolha da disciplina e/ou das classificações obtidas nos níveis CITE 3 e/ou 4. Além disso, pode exigir-se aos candidatos a realização de exames de acesso.
Se você quiser saber mais sobre o CITE e os níveis por ele contemplados, consulte aqui.
Espero que este artigo possa ter esclarecido um pouco mais sobre como é o sistema na na Comunidade Europeia.
Caso tenha alguma dúvida e queira compartilhar, envie um email para o Mudeieagora¿ que tentaremos ajudá-lo.
Política de divulgação
As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.
Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021
#brasileirosemmoscou #brasileirosemparis #brasileirosemtokyo #brasileirosemtoquio #brasileirosemlondres #portuguesesemlondres #portuguesesemmoscou #portuguesesemtoquio #portuguesesemny #mudeieagora #mudeieagorablog #mulheresbrasileiras #brasileirosemportugal #brasileirospelomundo #portuguesespelomundo #brasileirosemdubai #brasileirosnosemirados #brasileirasemdubai #brasileirosnasuica #brasileirosnanovazelandia #brasileirosemsingapura #portuguesesemsingapura #portuguesesnasuica #portuguesesemnovazelandia #mudeieagorablog #brasileirosnaalemanha #portuguesesnaalemanha #projeto56 #projeto56blog #expatriados #educacao #ensinoeuropeu
Comments