top of page

Itália - Conhecendo um pouco mais

Se você vai mudar para Itália ou já mudou e quer saber um pouco mais de forma rápida e resumida, leia este artigo.





Alguns números:

Extensão: 301.000 Km2,

População: 60 milhões aprox. (2019)

Voltagem: 220 - 240V

Fronteiras: 4 (Áustria, Eslovênia, França e Suiça), todas localizadas ao norte.

O país consiste na península italiana, nas ilhas da Sardenha e na Sicília e em vários grupos de ilhas menores.

A Itália também tem um enclave na Suíça chamado Campione d'Italia., localizado na Lombardia e dois outros dentro do país: Cidade do Vaticano e São Marino.


Situada no ponto de encontro das placas euro-asiática e africana, a Itália tem uma atividade sísmica considerável, incluindo três vulcões ativos (Monte Etna, Monte Vesúvio e Stromboli) e terremotos regulares. A Itália faz fronteira ao norte com os Alpes, enquanto a cordilheira dos Apeninos desce pela península.


História

A Itália tem uma história longa, rica e variada. Escavações em todo o país revelaram a presença humana que remonta 200.000 anos ao período Paleolítico.


Nos séculos 7 e 8 aC, os antigos colonialistas gregos se estabeleceram no sul da Itália e ao longo da costa da Sicília. Ao mesmo tempo, a Roma antiga foi fundada como uma comunidade agrícola. Com o tempo, as duas colônias se fundiram e cresceram até o que conhecemos hoje como Império Romano.


No final do século 4 dC, o Império Romano se dissolveu sob a pressão de tribos germânicas do norte, como os vândalos, godos e francos. A área foi reduzida a reinos independentes e cidades-estado.


No século XV, uma nova forma de pensar e o ressurgimento das atividades culturais marcaram o início do que é conhecido como Renascimento. Ao longo do período, a pintura, a poesia, a filosofia, o comércio, a leitura e a escrita floresceram na Itália, tornando a área um centro de aprendizagem e educação.


Durante as Guerras Napoleônicas dos séculos 17 a 19, a parte norte da Itália foi invadida, reorganizada e renomeada como 'Reino da Itália'. Este território do norte era administrado por várias casas e monarcas como um estado cliente italiano da França, enquanto o rei de Nápoles governava o sul.


Após três guerras de independência e a desastrosa guerra franco-prussiana para os franceses, Napoleão abandonou sua posição em Roma e a Itália correu para preencher a lacuna que ele havia deixado. A capital do país foi transferida de Florença para Roma e a unificação italiana foi alcançada.


No final dos anos 1800, a Itália tornou-se uma potência colonial ao conquistar a Líbia, a Somália e a Eritreia. Em 1915, lutou na Grande Guerra ao lado da Grã-Bretanha e da França em troca dos territórios de Trento, Trieste, Dalmácia e Ístria que pertenciam ao Império Otomano. 650.000 soldados italianos morreram e a economia italiana entrou em colapso.


Temendo um levante socialista após a guerra, nacionalistas e liberais, apoiados pelo rei Victor Emmanuel III, começaram a endossar o Partido Nacional Fascista liderado por meu Mussolini. Depois de um golpe e da Marcia su Roma, Mussolini tomou o poder, baniu todos os partidos políticos e impôs uma ditadura.


Após a invasão da Etiópia e a exclusão da Liga das Nações em 1935, a Itália aliou-se à Alemanha e ao Japão, ao mesmo tempo que deu um apoio considerável à Espanha fascista. A Itália foi derrotada em 1943 e foi um campo de batalha pelos dois anos restantes da guerra. 500.000 italianos morreram no conflito.


A Itália se tornou uma República em 1946 após a abdicação do rei Umberto e durante os anos da Guerra Fria o país se aliou a oeste. A Itália se beneficiou muito da ajuda econômica oferecida pelo Plano Marshall e cresceu até a década de 1960. Porém, entre os anos 1960 e 1980, houve dificuldades econômicas e políticas no país, com conflitos sociais e atos terroristas.


Durante a década de 1990 e como resultado da investigação 'Mãos Limpas' resultante da enorme dívida e corrupção do governo, a reforma política se seguiu. Muitos dos antigos partidos políticos foram dissolvidos ou divididos.


Política e Governo

Sob o Presidente da República Italiana, a Itália é governada como uma república parlamentar, democrática e um sistema multipartidário. Sob a liderança de um primeiro-ministro (Presidente del Consiglio dei Ministri), o poder executivo é executado por um conselho de ministros. O poder legislativo é executado em conjunto pelo conselho de ministros e o parlamento. O judiciário italiano é independente do conselho de ministros e do parlamento e é o terceiro bloco de poder do país.


Eleito pelo parlamento para um mandato de sete anos, o presidente (atual Sergio Mattarella) tem as responsabilidades de nomear o primeiro-ministro (atualmente Mario Draghi), chefiar o judiciário e comandar as forças armadas.


O Parlamento é eleito e composto pela Câmara dos Deputados, com 630 cadeiras, e pelo Senado da República, com 315 membros. Os cidadãos italianos com mais de 18 anos podem votar em candidatos à Câmara dos Deputados, mas devem ter mais de 25 anos para votar em senadores. Ambas as casas são eleitas para mandatos de cinco anos, mas podem ser dissolvidas pelo presidente em casos específicos.


Também são disponibilizados lugares para candidatos que representem cidadãos italianos residentes no estrangeiro.


Economia

Em 2008, a Itália era a sétima maior economia do mundo e a quarta maior da Europa. É membro fundador das nações do G8, da UE e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.


Como um país desenvolvido, a Itália tem iberdade para investimentos e negócios, com uma qualidade de vida classificada em oitavo lugar no mundo, de acordo com The Economist.


Antes da pandemia, a Itália tinha uma das taxas de desemprego mais baixas da União Europeia e é conhecida por seus setores agrícola, de moda, automotivo e industrial. Na área de turismo é o quarto maior gerador de riqueza e também é um dos maiores produtores de vinho do mundo.


A Itália tem uma divisão norte / sul significativa, com o norte rico muito acima da média do PIB da UE, enquanto partes do sul estão muito abaixo.


A Itália importa a grande maioria de suas matérias-primas do exterior, como também boa parte da energia consumida. A economia da Itália está ainda mais enfraquecida pela falta de investimento em pesquisa, infraestrutura e reformas de mercado, além de ter um alto déficit público.


Clima

Embora altamente diversa de acordo com a região, a Itália é considerada como tendo um clima temperado sazonal. A metade sul do país geralmente experimenta um clima típico de um país mediterrâneo, com verões quentes e invernos amenos. Já as áreas do norte e do interior podem ser descritas como continentais úmidas, enquanto outras áreas do interior em altitude experimentam invernos muito rigorosos.


Segurança

Em geral, a Itália é um país seguro e relativamente livre de crimes. A embriaguez pública e os crimes violentos são muito raros, embora os crimes habituais, como o roubo de carteira, estejam presentes nas grandes cidades.


A Itália tem o maior número de policiais da Europa, mas apenas 54% da população italiana acredita em sua eficiência.


O país está marcado por altos níveis de corrupção e crime organizado, classificado como o mais alto de todos os países da Europa Ocidental pelo Índice de Percepção de Corrupção.


Imigração

A Itália é um destino popular para a emigração. Em 2019, havia mais de 6 milhões de estrangeiros oficiais residindo na Itália.


Desde a expansão da União Européia, a população da Romênia se tornou o maior número de imigrantes na Itália. Outros grupos étnicos importantes que imigraram para a Itália incluem pessoas do Norte da África, Albânia, China, Ucrânia, América Latina e asiáticos não chineses.


Turismo

Atraída pelo clima e pela abundância de história e arte, a Itália é um dos 10 destinos turístico mais populares do mundo. A Itália é conhecida por sua gastronomia e as atrações incluem as praias, lagos, campos, montanhas e atrações mais específicas, como o Coliseu, as gôndolas em Veneza e as ruínas de Pompéia.


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 

Comments


bottom of page