A primavera chegou e com ela começou o bom tempo, os dias mais longos e os tons coloridos por todo o lado. Contudo, primavera para muitos é sinónimo também de alergias. Quem sofre de alergias sabe bem o incómodo que é debate-se com um agravamento dos seus sintomas, especialmente nos dias mais quentes, húmidos e ventosos.
Queres saber como podes livrar a tua casa de alergias afastando o pólen? No artigo de hoje trazemos 10 dicas que te vão ajudar a reduzir a quantidade de pólen em casa e a reduzir os sintomas de alergia que podem ocorrer durante a época de polinização. Para que possas desfrutar da primavera da melhor forma possível. Pólen: porque temos alergias na primavera?
A alergia ao pólen é causada quando o nosso sistema imunológico reage de forma exagerada à sua presença exagerada no ar. O pólen é uma substância produzida pelas plantas para fertilizar outras plantas da mesma espécie.
Quando o pólen é inalado, o sistema imunológico de algumas pessoas produz anticorpos, que identificam erroneamente o pólen como uma substância nociva. O sistema imunológico, liberta então substâncias químicas, como a histamina, como uma reação ao pólen, causando os típicos sintomas de alergia ao pólen, como:
Comichão no nariz, garganta e olhos
Nariz entupido
Espirros frequentes
Olhos vermelhos e lacrimejantes
Tosse seca
As causas exatas da alergia ao pólen ainda são desconhecidas, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento das mesmas.
Alergias ao pólen: dicas para mantê-las fora de casa
Limpar e arejar a casa na altura da primavera pode ser um verdadeiro desafio para as pessoas com alergias, mas existem algumas dicas que te podem ajudar a tornar o processo mais fácil e menos desconfortável:
Manter as janelas e portas fechadas durante a época de polinização para evitares que o pólen entre na tua casa.
Usa um aspirador de pó com filtro HEPA, High Efficiency Particulate Air, para a limpeza da casa, incluindo cortinas, tapetes, estofados e outros itens que possam acumular poeira e pólen. Os aspiradores com estes filtros, removem mais de 99.9% das partículas suspensas no ar: isto inclui pó, ácaros, mofo, pólen e bactérias.
Limpar as superfícies da casa, incluindo mesas, balcões e prateleiras, com um pano húmido para evitar a dispersão do pólen pelo ar.
Lavar as roupas de cama, toalhas e roupas regularmente para removeres o pólen que se acumula nas fibras.
Considerar ter um purificador de ar, com filtro HEPA, para ajudar a remover partículas de pólen do ar.
Evita sacudir tapetes ou outras superfícies que possam espalhar o pólen pelo ar.
Evita secar roupas ao ar livre durante a época de polinização, para evitares que o pólen se acumule nas tuas roupas.
Se tens animais de estimação escova-os regularmente para removeres o pólen que pode estar preso nos seus pêlos.
Ao entrares e saíres de casa, retira os sapatos e roupas externas para evitares trazer o pólen para dentro.
Toma banho antes de ires deitar, isto porque o pólen costuma ficar preso, ao cabelo e à pele.
Como arejar a casa na primavera
Um dos conselhos de muitos especialistas nesta altura do ano é evitar abrir as janelas de casa para que o pólen não entre dentro de casa. No entanto, como podes fazer circular o ar dentro de casa na altura da primavera? Podes arejar a casa, sem deixar entrar pólen, seguindo algumas dicas simples:
Verificar a previsão do tempo: escolhe um momento em que os níveis de pólen estejam mais baixos. Geralmente, o nível de pólen é mais alto pela manhã e no final da tarde;
Abrir as janelas apenas de um lado da casa, para criar uma corrente de ar direcionada, e não permitires que o vento traga o pólen para dentro de outras janelas;
Usar telas de proteção nas janelas e portas, como redes mosquiteiras, para impedires que o pólen entre na casa.
Lembra-te que a limpeza da casa é fundamental para diminuíres a exposição a substâncias que podem causar alergias. Coloca estas dicas em prática, para que possas desfrutar estes dias de primavera com melhor qualidade de vida.
Veja a matéria na íntegra aqui.
Fonte: Idealista
Comentários